Skip to main content

Economia Circular


Técnico Lisboa

Português | English

Descrição do curso

A nossa economia baseia-se no modelo linear, baseado no produção, consumo e desperdício, onde a prevenção ou encerramento de ciclos é negligenciada em favor da extracção e eliminação de materiais. A economia circular é a nossa oportunidade de mudar para um modelo regenerativo e resiliente, com um novo paradigma económico. A economia circular procura um valor económico e ecológico a longo prazo, concebendo a partir de resíduos; mantendo os materiais e produtos no valor mais elevado possível durante o maior tempo possível; e assegurando que estes se tornem nutrientes para novos ciclos de valor, assim que atinjam o seu fim de vida.

Como parte do projecto da Circular 101, por 3drivers em parceria com o Instituto Superior Técnico e financiado pelo Fundo Ambiental, este MOOC convida os estudantes universitários a embarcar numa viagem para compreender a Economia Circular. Faça parte desta transformação e junte-se a nós neste MOOC!

Público-alvo

Este curso destina-se a estudantes universitários com o objectivo de melhorar a aprendizagem sobre economia circular e as suas diferentes dimensões, permitindo-lhes desenvolver as competências necessárias para fazer uma transição para uma economia circular. O curso é em português e em inglês para atrair estudantes dos países de língua portuguesa.

Objetivos de aprendizagem

Neste curso, irá:

  1. Obter uma visão geral dos princípios e ideias por detrás do conceito de Economia Circular
  2. Explorar os modelos de negócio conducentes a uma Economia Circular, e analisar as barreiras e oportunidades de transição para estes modelos de negócio circulares
  3. Investigar o que é necessário para criar produtos fáceis de reparar, refabricar ou reciclar
  4. Compreender os efeitos sistémicos da transição para uma Economia Circular
  5. Compreender as políticas actuais na Europa e no mundo que estão a conduzir ou a dificultar o florescimento da Economia Circular.

Pré-requisitos

Ter conhecimentos básicos de engenharia ambiental, pensamento do ciclo de vida, alterações climáticas e gestão de resíduos, modelos empresariais inovadores, concepção, governação, política e legislação poderia ajudar a completar este Mooc.

Conteúdos

O Circular 101X está estruturado em cinco módulos:

  1. Economia circular - Neste módulo responderemos à pergunta: De que precisamos para transformar o sistema linear económico actual num sistema circular?
  2. Perspetiva de ciclo de vida - Neste módulo aprenderás a importância da perspectiva de ciclo de vida para a economia circular.
  3. Estrategias de circularidad nas empresas - este modulo +explicará como a economia circular pode criar valor para as empresas. Neste módulo, iremos explorar quais são essas oportunidades e como estas se traduzem em diferentes tipos de modelos de negócio.
  4. Design Circular - O design tem também um papel fundamental na economia circular. No módulo 4 aprenderás, porque é que esta disciplina é importante e quais são as diferentes estratégias de design que podem ser aplicadas para repensar e criar produtos, serviços e sistemas para este novo modelo económico.
  5. Políticas circulares: Neste módulo aprenderás sobre como as políticas podem ser utilizadas para acelerar o caminho para uma economia circular.

Estratégia Pedagógica

Cada módulo tem uma estrutura e uma política de classificação semelhantes, onde pode encontrar vídeos, estudos de caso, textos adicionais, quizzes, discussões, e vídeos adicionais com algumas entrevistas com especialistas no tema. Passar por todo o conteúdo dá-lhe, no entanto, uma experiência de aprendizagem muito maior e mais profunda.

Modalidades de avaliação

Neste Mooc, as suas contribuições são classificadas e não classificadas. As contribuições não classificadas são opcionais, tais como o fórum de discussão. Outras contribuições não classificadas são um exercício de discussão em todos os módulos, excepto no Módulo 4, que tem um quizz. Estas permitem-lhe testar os seus conhecimentos sobre cada tópico e partilhar as suas ideias com outros membros do curso.

As contribuições classificadas assumem a forma de quiz, excepto o Módulo 4, que se baseia num exercício de revisão entre pares. O máximo de pontos que pode obter para completar o curso da Circular 101 é de 100 pontos. Para receber um certificado, deve ter uma pontuação global de pelo menos 60% do número total de pontos que podem ser obtidos (60/100).

Tutores

Mariale Moreno

Mariale Moreno

  • 10 anos de experiência profissional.
  • Doutoramento em Design and e Consumo sustentável, Loughborough University
  • Mestrado em Inovação e Design para a sustentabilidade, Cranfield University
  • Áreas de experiência: Economia Circular e Design Thinking

Mariale Moreno é consultora sénior na 3drivers desde maio de 2020. Já teve cargos acadêmicos como professora titular do Exeter Center for Circular Economy, University of Exeter; onde ingressou em novembro de 2019, após quatro anos na Cranfield University.

A Mariale tem capacidade demonstrada em fornecer excelência a ações de formação, recorrendo à sua capacidade de liderança, supervisão e desenvolvimento destas. Na sua carreira profissional já liderou cursos de Economia Circular, cursos de curta duração, hackathons, bem como desenvolveu e ministrou webinars e workshops executivos.

A Mariale desenvolveu também uma experiência de investigação única na utilização de abordagens e métodos combinados para interpretar e analisar dados qualitativos como quantitativos para identificar diferentes padrões, comportamentos e preferências do utilizador / empresa, para permitir a inovação de produtos e serviços que podem entregar atividades de criação de valor com economia circular. Liderou formações e atividades de investigação em colaboração com Royal Mail, DS-Smith, Cisco, The Clearing, Philips, ENSO Tires, Armadillo Merino, Rolls Royce, Walmart, EDP e Ellen MacArthur Foundation, entre outros.

mmoreno@3drivers.pt

António Lorena

António Lorena

O António Lorena é consultor ambiental com mais de 12 anos experiência nas áreas de gestão de resíduos, economia circular e política pública. É Mestre em Engenharia do Ambiente pelo IST.

Em 2014, o António juntou-se à 3drivers, consultoria ambiental de referência especializada nos domínios da economia circular, gestão de resíduos, métricas ambientais e inovação, que apoia todo o tipo de organizações, desde PME até organizações multilateriais. Em 2016, o António assume a posição de Managing Partner na 3drivers, apoiando o crescimento e diversificação da 3drivers. Coordenou várias dezenas de projetos, desde projetos de I&D na área da gestão de resíduos até ao desenvolvimento de políticas de ambiente à escala nacional. António é autor dos EC Eco-Innovation Country Report para Portugal desde 2016 e é um dos co-autores da Agenda Nacional de Investigação e Inovação 2030 para a Economia Circular.

O António é também investigador no IN+ - Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. O seu trabalho de investigação foca-se em tópicos como os impactes ambientais e económicos da gestão de resíduos e o desenho de políticas para a circularidade.

Formação

  • Pós-Graduação em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal - 2011
  • Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico - 2008
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia do Ambiente - 2007

Experiência

  • 3drivers – 2014
  • Universidade Técnica de Lisboa – 2009
  • Sair da Casca - 2008

Projetos de referência

  • Redator do Eco-Innovation Observatory Country Brief para Portugal
  • Redator da área de inovação da Agenda de I&I para a Economia Circular para 2030 no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnológica;
  • Coordenador do estudo “Contributos para uma Estratégia para o Uso Eficiente dos Recursos” para o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território;
  • Coordenador da revisão do Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2014-2020;
  • Especialista na avaliação ambiental e económica de sistemas de gestão de resíduos e de políticas públicas;
  • Formador nas temáticas de Economia Circular e Avaliação de Ciclo de Vida;
  • Participa em projetos internacionais sobre sustentabilidade urbana;
  • Publicação de vários artigos sobre a temática da economia circular, gestão sustentável de resíduos e metabolismo

alorena@3drivers.pt

Fernanda Margarido

Fernanda Margarido

Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido é Professora Associada com Agregação no Dep. Engenharia Mecânica do IST/UL, e Investigadora do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, IST/UL. É Presidente do Conselho Científico do IN+ e Diretora do Laboratório de Gestão e Processamento de Resíduos do IN+.

Licenciou-se em Engenharia Metalúrgica, e doutorou-se em Engenharia Metalúrgica e de Materiais no IST/UTL. Agregou-se em Engenharia do Ambiente no IST/UL.

Os principais interesses de investigação incidem sobre a reciclagem de produtos em fim de vida, matérias-primas críticas, materiais e a mobilidade elétrica, e Economia Circular.

Coordenou 4 projetos financiados pela União Europeia, e 10 projetos financiados por entidades portuguesas, na área da reciclagem de produtos em fim de vida e da capacitação em sustentabilidade e gestão ambiental.

Orientou 5 doutoramentos, 35 mestrados e 25 projetos finais de curso. É autora/coautora de cerca de uma centena de artigos, publicados em congressos e revistas internacionais com revisão por pares. Foi coeditora de três livros de índole pedagógica (um internacional) e autora de três capítulos de livros (um internacional), na área do ciclo de vida dos materiais de construção.

fernanda.margarido@tecnico.ulisboa.pt

General description

Our economy is based on the linear model, based on take-make-dispose, where the prevention or closing of cycles is neglected in favour of the extraction and disposal of materials. The circular economy is our opportunity to shift towards a regenerative and resilient model with a new economic paradigm. The circular economy seeks long-term economic and ecological value by designing out of waste; keeping materials and products at the highest value possible for the longest time possible; and ensuring that these become nutrients for new cycles of value once they reach their end of life.

As part of the Circular 101 project, by 3drivers in partnership with Instituto Superior Técnico and financed by Fundo Ambiental, this MOOC invites university students to embark on a journey to understand the Circular Economy. Be part of this transformation and join us in this MOOC!

Target audience

This course is for university students with the aim of enhancing learning about circular economy and its different dimensions, allowing them to develop the necessary skills to make a transition to a circular economy. The course is in Portuguese and in English to attract students in Portuguese-speaking countries.

Main goals

In this course, you will:

  1. Gain an overview of what the principles and ideas behind the Circular Economy concept are
  2. Explore the business models that are conducive to a Circular Economy, and analyse the barriers and opportunities for transitioning to these circular business models
  3. Investigate what it takes to create products that are easy to repair, remanufactured or recycle
  4. Understand the systemic effects of the transition to a Circular Economy
  5. Understand the current policies in Europe and the world that are driving or hindering the Circular Economy to thrive.

Prerequisites

Having basic knowledge of environmental engineering, life cycle thinking, climate change and waste management, innovative business models, design, governance, policy and legislation could help to complete this Mooc.

Contents

Circular 101X is structured in five modules:

  1. Circular economy - In this module we will answer the question: What do we need to transform the current linear economic system into a circular system?
  2. Life cycle perspective - In this module you will learn the importance of the life cycle perspective for the circular economy.
  3. Circularity strategies in business - This module will explain how a circular economy can create value for businesses. In this module we will explore what those opportunities are and how they translate into different types of business models.
  4. Circular Design - Design also plays a key role in the circular economy. In Module 4 you will learn why this discipline is important and what different design strategies can be applied to rethink and create products, services and systems for this new economic model.
  5. Circular policy - In this module you will learn about how policy can be used to accelerate the path to a circular economy.

Pedagogical strategies

Each module has a similar structure and grading policy, where you can find videos, case studies, additional texts, quizzes, discussions, and additional videos with some interviews with subject matter experts. Going through all the content gives you, however, a much longer and deeper learning experience.

Assessment methods

In this Mooc you have graded and ungraded contributions. Ungraded contributions are optional such as the discussion forum. Other ungraded contributions are a discussion exercise in all modules except Module 4, which has a quizz. These allow you to test your knowledge on each topic and share your ideas with other course members.

The graded contributions are in the form of quizzes except Module 4, which is based on a peer to peer review exercise. The maximum points you can obtain to complete the Circular 101 course is 100 points. To receive a certificate, you must have an overall score of at least 60% of the total number of points that can be obtained (60/100).

Course Staff

Mariale Moreno

Mariale Moreno

Has been a Senior Consultant at 3drivers since May 2020. She has previously held academic positions as a Senior Lecturer, at the Exeter Centre for Circular Economy, University of Exeter, where she joined in November 2019, after four years at Cranfield University. Mariale has a demonstrated ability in providing excellence in training, using her leadership, supervision, and development skills. During her professional career, she has led courses on Circular Economy, as well as developed and delivered hackathons, webinars, and executive workshops.

mmoreno@3drivers.pt

António Lorena

Antonio Lorena

Environmental Consultant with over 12 years’ experience in the areas of waste management, circular economy, and public policy. He has a master’s degree in Environmental Engineering from IST. In 2014, António joined 3drivers, a leading environmental consulting firm specialized in the fields of circular economy, waste management, environmental metrics, and innovation, supporting all kinds of organizations, from SME´s to multi-material organizations. In 2016, António assumes the position of Managing Partner at 3drivers, supporting its growth and diversification.

alorena@3drivers.pt

Fernanda Margarido

Fernanda Margarido

Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido is Associate Professor with Association in the Mechanical Engineering Department of IST/UL, and Researcher at the Centre for Studies in Innovation, Technology and Development Policies, IN+, IST/UL. She is President of the Scientific Council of IN+ and Director of the Laboratory for Waste Management and Processing of IN+. Her main research interests focus on the recycling of end-of-life products, critical raw materials, materials and electric mobility, and Circular Economy.

fernanda.margarido@tecnico.ulisboa.pt

Enroll